Usando a lei para dar frutos a Deus

mercado do fazendeiro, frutas, frutas vermelhas, frutas vermelhas, morangos.

Mas o objetivo da nossa instrução é o amor de um coração puro e uma boa consciência e uma fé sincera. Pois alguns homens, afastando-se dessas coisas, se voltaram para discussões infrutíferas, querendo ser mestres da Lei, embora não entendam nem o que dizem nem os assuntos sobre os quais fazem afirmações confiantes. Mas sabemos que a Lei é boa, se alguém a usa legalmente, percebendo o fato de que a lei não é feita para uma pessoa justa, mas para aqueles que são iníquos e rebeldes, para os ímpios e pecadores, para os ímpios e profanos, para aqueles que matam seus pais ou mães, assassinos e homens imorais e homossexuais e sequestradores e mentirosos e perjuros, e tudo o mais que seja contrário aos bons ensinamentos, de acordo com o glorioso evangelho do Deus bendito, que me foi confiado. 1 Timóteo 1: 5-11

A pergunta que clama uma resposta após Romanos 7 é como os cristãos deveriam usar a lei de Deus revelada no Antigo Testamento. A razão pela qual esta pergunta está clamando por uma resposta é que Paulo disse coisas sobre a lei que mostram sua fraqueza e impotência para nos justificar e nos santificar. Romanos 8: 3, "O que a lei não podia fazer, por mais fraca que fosse pela carne ..."

A observância da lei não pode justificá-lo.

 
Photo by Liz Caldwell on  Unsplash

Argumentamos que a lei não pode nos justificar no tribunal de Deus: se seu veredicto mudar de culpado para inocente, será porque confiamos na justiça e na morte de Cristo, não em nossa observância da lei. E se nossos corações forem mudados de rebeldes para submissos, não será devido à lei, mas ao Espírito de Cristo agindo em nossos corações. Repetidamente, chamo a vossa atenção para Romanos 7: 4:

"Portanto, meus irmãos, também vós fostes feitos para morrer para a Lei, pelo corpo de Cristo, a fim de vos unir a outro, Aquele que foi ressuscitado de os mortos, para que possamos dar fruto para Deus."

Em outras palavras, se queremos dar o fruto do amor em nossas vidas - e vamos dar esse fruto, se formos filhos de Deus - então devemos buscar isso de uma forma que não trate a lei como nosso primeiro ou meio principal ou decisivo de mudança.

O que faremos então com a lei?

Mas esta referência contínua a morrer para a lei levantou a questão para muitos de vocês: o que então devemos fazer com a lei? Devemos ler os livros de Moisés? Devemos ler os Dez Mandamentos e as outras leis do Antigo Testamento? O que devemos fazer com os santos do Antigo Testamento que disseram coisas como: "Mas o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite" (Salmo 1: 2). "A lei do Senhor é perfeita, restaurando a alma; O testemunho do Senhor é seguro, tornando sábios os simples ... Eles são mais desejáveis ​​do que ouro, sim, do que muito ouro fino; Mais doces também do que o mel e as gotas. do favo de mel "(Salmo 19: 7, 10). "Oh, como amo a tua lei! É a minha meditação o dia todo" (Salmo 119: 97).

 
Photo by Tijana Drndarski on  Unsplash

E mesmo aqui em Romanos temos o mesmo espírito. Em Romanos 7:22, Paulo diz:

"Pois eu concordo alegremente com a lei de Deus no homem interior."

E em Romanos 7:25 ele diz:

"Eu mesmo sirvo à lei de Deus com a minha mente, mas com a minha carne sirvo a lei do pecado."

Esse deleite na lei e esse "serviço à lei de Deus" não soam tão absolutos quanto "morte para a lei".

Não só isso, veja Romanos 3: 20-22. Paulo deixa claro primeiro (no v. 20) que "pelas obras da lei nenhuma carne será justificada diante dele; porque pela lei vem o conhecimento do pecado". Em outras palavras, "cumprir a lei" nunca mudará nosso veredicto de culpado para inocente e não será a base para nossa aceitação no julgamento final. Meu único apelo de vez em quando para ser aceito por Deus é que eu não confiei em minha própria observância da lei ou em minha santificação imperfeita, comprada pelo sangue e forjada pelo Espírito, mas no sangue e na justiça de Cristo. Esse é meu único apelo perfeito no tribunal do céu, agora e sempre. "Pelas obras da lei nenhuma carne será justificada."

Essa é a conclusão de Paulo até agora: não há nenhum justo, ninguém. Mas agora qual é a nossa esperança? De onde isso vem? Ele diz no versículo 21: "Mas agora, sem a Lei, se manifestou a justiça de Deus, sendo testemunhada pela Lei e pelos Profetas, (22) a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem." A esperança de pessoas injustas como nós e de todos os nossos amigos e inimigos é que Deus trouxe uma justiça que nos é possível ter e que não é baseada nas obras da lei, mas em Jesus Cristo. Ele a chama de "a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo". Podemos ser considerados justos por causa da vida e morte de Cristo se confiarmos nele como nosso Salvador, Senhor e Tesouro.

 
Photo by David Fartek on  Unsplash

O Testemunho da Lei

Mas observe uma frase crucial em o final do versículo 21: “sendo testemunhado pela Lei e pelos Profetas”. Essa outra justiça que não é pelas obras da lei é testemunhada pela lei. A lei dá testemunho disso. Esse é um motivo claro pelo qual Paulo pode se deleitar com a lei e por que não queremos jogar a lei fora. A própria lei nos disse que guardá-la não pode justificar e nos apontou outra "justiça" que um dia seria revelada.

Então, quando Paulo chega a Romanos 3:28, ele diz: "Pois nós afirmam que um homem é justificado pela fé sem as obras da lei "- assim como o versículo 20. Mas então novamente no versículo 31 ele pergunta:" Anulamos então a lei pela fé? " E ele responde: "Que nunca seja! Pelo contrário, nós estabelecemos a Lei." Portanto, a própria lei estava apontando para uma meta que ela não poderia cumprir por nós ou em nós, mas quando alcançamos essa meta (de justificação e santificação!) Por meio da fé em Cristo, a própria lei seria cumprida e estabelecida. "O objetivo da lei é Cristo para justiça para todos os que crêem" (Romanos 10: 4, tradução própria).

 
Photo by David Fartek on  Unsplash
 

Portanto, está claro que não morremos para a lei de todas as maneiras concebíveis. Regozijamo-nos na lei de algumas maneiras (Romanos 7:22), e na lei vemos um testemunho da "justiça de Deus pela fé em Cristo" (Romanos 3:21), e estabelecemos a lei pela fé em Cristo (Romanos 3:31); o objetivo da lei é Cristo.

Então, para esclarecer como devemos usar a lei legalmente, vamos para outra passagem em uma das cartas de Paulo onde ele aborda essa questão diretamente, 1 Timóteo 1: 5-11 .

Os usos legais e ilegais da lei

 
Photo by Esther Wechsler on  Unsplash

Observe primeiro a frase-chave no versículo 8: "Mas sabemos que a lei é boa, se alguém usa legalmente. " Portanto, aqui Paulo nos alerta para o fato de que você pode usar a lei de forma legal ou ilegal. Meu palpite é que não morrer para a lei resultará no uso ilegal da lei. Mas vamos ver o que o contexto diz aqui.

Nos versículos 5-7, Paulo diz qual é seu objetivo em toda a sua pregação e ministério e por que certas pessoas falharam em alcançar esse objetivo pela maneira como estão usando o lei. Ele diz, começando no versículo 5: "O objetivo da nossa instrução é o amor de um coração puro e uma boa consciência e uma fé sincera." Essa é a meta e como chegar lá. Observe que o caminho para o amor não é obra da lei. Em outras palavras, a maneira de buscar o amor é focando na transformação do coração e da consciência e no despertar e fortalecimento da fé. O amor não é buscado primeiro ou decisivamente focalizando uma lista de mandamentos de comportamento e nos esforçando para obedecê-los. É para isso que devemos morrer.

Professores de Direito - Quem não usa a lei legalmente

 
Photo by Bence Balla-Schottner on  Unsplash

Então Paulo nos apresenta a alguns homens que estão bagunçando a lei, mas também não estão alcançando o objetivo do amor! Versículo 6: "Pois alguns homens, afastando-se destas coisas [isto é," um coração puro e uma boa consciência e uma fé sincera "], se desviaram para discussões infrutíferas, (7) querendo ser mestres da Lei, mesmo embora não entendam o que estão dizendo ou os assuntos sobre os quais fazem afirmações confiantes. "

Esses" professores de direito" não entendem que o objetivo da lei, que é o amor, é perseguido não por "obras da lei", mas por transformação espiritual interior que a própria lei não pode realizar. Eles não entendem. Paulo diz que eles não sabem do que estão falando. Eles estão tentando ensinar a lei, mas estão se afastando dos assuntos do coração, da consciência e da fé. E isso significa que eles não estão usando a lei legalmente. E é por isso que eles não estão alcançando a meta do amor.

Oh, como precisamos prestar atenção aqui! Existem centenas de pessoas hoje que se colocam como mestres da lei - lei do casamento, lei da educação infantil, lei do planejamento financeiro, lei do crescimento da igreja, lei da liderança, lei do evangelismo, lei das missões, lei da justiça racial. Mas aqui está a questão-chave: eles entendem a dinâmica do evangelho para trazer a mudança que procuram? Digo isso apenas para alertá-lo.

 
Photo by Tijana Drndarski on  Unsplash

Os programas de rádio com os quais você está aprendendo e os artigos e livros que está lendo são permeados pelo uso legal da lei? Os palestrantes e escritores entendem a dinâmica de morrer para a lei e pertencer a Cristo somente pela fé como o meio essencial de nos tornarmos as pessoas de amor que devemos ser? Sobre quem hoje Paulo falaria estas palavras: "[Eles querem] ser mestres da Lei, embora não entendam nem o que estão dizendo, nem os assuntos sobre os quais fazem afirmações confiantes"? Em outras palavras, eles simplesmente não entendem. Eles não entendem a maneira do evangelho que os seres humanos são transformados de uma maneira que glorifica a Cristo. Precisamos estar preparados e capazes de avaliar essas coisas. É por isso que Paulo escreveu isso a Timóteo.

O uso legal da lei: compreenda que ela não foi feita para os justos

Bem, qual é então o uso legal da lei neste texto? Siga seu pensamento do versículo 8: "Mas sabemos que a lei é boa, se alguém a usa legalmente." O que é isso? O versículo 9 explica. Primeiro, envolve "perceber o fato de que a lei não é feita para uma pessoa justa, mas para aqueles que são iníquos e rebeldes..." etc. Ele lista catorze exemplos de violação da lei (seguindo o esboço dos dez mandamentos, os primeiros três pares resumindo a primeira tabela do Decálogo e o resto resumindo a segunda tabela).

 
Photo by asoggetti on  Unsplash

Então, o a lei, Paulo diz, não foi feita para uma pessoa justa, mas para os iníquos e rebeldes. Isso se parece muito com Gálatas 3:19. Paulo pergunta: "Por que a Lei então?" Por que foi adicionado 430 anos depois que Abraão foi justificado pela fé? Ele responde: "Foi adicionado por causa das transgressões." Ele não diz que foi adicionado por causa da justiça. Foi adicionado devido a esses tipos de coisas que lemos nesta lista em 1 Timóteo 1: 9-10. A lei tinha um papel especial a desempenhar ao estabelecer um padrão rigoroso e detalhado de comportamento que funcionava, disse Paulo, para manter as pessoas presas (Gálatas 3:22) ou sob um tutor ou tutor (Gálatas 3:24) até que Cristo viesse e a justificação pela fé poderia ser focado nele. A lei ordenou e condenou e apontou para um Redentor que estava por vir. Então Paulo diz, em Gálatas 3:25: "Mas agora que a fé veio, não estamos mais sob a supervisão."

Isso, me parece, é o que Paulo está dizendo em 1 Timóteo 1 : 9, a "lei não é feita para um justo, mas para aqueles que são iníquos." Em outras palavras, se a lei fez sua obra de condenação e condenação para trazê-lo a Cristo para justificação e transformação, então ela não foi mais feita para você - nesse sentido. Pode haver outros usos que você possa fazer, mas não é sobre isso que este texto se trata. O ponto principal aqui é que a lei tem uma obra de condenação, condenação e restrição a fazer pelos injustos.

Mas para os justos - para as pessoas que vieram a Cristo para justificação e vêm a Cristo para o poder espiritual interior de amar, este papel da lei é passado. De agora em diante, o lugar onde buscamos o poder de amar não é a lei dos mandamentos, mas o evangelho de Cristo.

 
Photo by Louis Hansel @shotsoflouis on  Unsplash

Acho que vemos isso poderosamente nos versículos 10b-11. Observe como Paulo resume tudo o que a lei deve ser contra e restringir: "tudo o que é contrário ao ensino são, segundo o evangelho glorioso do Deus bendito." Então, de onde vem o comportamento que não é "contrário ao ensino correto" e está "de acordo com o evangelho da glória do Deus bendito"? Resposta: vem desse evangelho. Vem de um coração limpo, de uma boa consciência e da fé sincera que este evangelho traz à existência. A lei não produz uma vida de amor que esteja de acordo com o evangelho. O evangelho produz uma vida de amor que está de acordo com o evangelho.

A justificação somente pela fé, à parte das obras da lei, e a santificação pela fé pelo poder do Espírito - estes produzem uma vida de amor que está de acordo com o evangelho da glória do Deus bendito. E ai daqueles que tentam consertar sua personalidade ou seu casamento ou seus filhos ou suas finanças ou sua vocação ou sua igreja ou sua missão ou seu compromisso com a justiça, mas não entendem esta dinâmica do evangelho, e aconselham a nova lei.

O que então aqueles que são justificados farão com a lei de Moisés?

 
Photo by The Matter of Food on  Unsplash

Leia e medite sobre isso como aqueles que estão mortos para ela como a base da sua justificação e do poder de sua santificação. Leia e medite nisto como aqueles para quem Cristo é a sua justiça e Cristo é a sua santificação. O que significa ler e mediar sobre ele para conhecer melhor a Cristo e valorizá-lo mais. Cristo e o Pai são um (João 10:30; 14: 9). Portanto, conhecer o Deus do Antigo Testamento é conhecer a Cristo. Quanto mais você vir sua glória e valorizar seu valor, mais você será transformado em sua semelhança (2 Coríntios 3: 17-18) e amará a maneira que ele amou - que é o cumprimento da lei (Romanos 13:10) .

E digo de novo. O que você deve fazer com a lei - você que é justificado somente pela fé, sem as obras da lei? Leia e medite para saber mais profundamente do que você jamais conheceu, a justiça e a misericórdia de Deus em Cristo, sua justiça e sua vida.

Category
Submitted by missionario on Wed, 10/14/2020 - 23:02

iconGostaria de ter mais de um milhão de eBooks para ler onde e quando quiser? O Kindle Unlimited é o que você procura, saiba mais clicando aqui.

iconEscute mais de 60.000.000 de músicas com o Amazon Music Unlimited. Inicie já seu teste grátis.

iconAproveite frete grátis e rápido, filmes, séries, músicas e muito mais por apenas R$ 9,90/mês. Conheça o Amazon Prime.


Atenção: precisamos de sua ajuda para manter o site online! Os custos de desenvolvimento e manutenção são muito elevados pois demanda conhecimento técnico e serviços especializados. Além do esforço de voluntários para manter o site livre de spam e cheio de conteúdo de alta qualidade. Com o seu apoio, podemos continuar buscando melhorias e criando sempre conteúdo digital de qualidade para todos! Suas doações nos ajudam a manter este site online. Para fazer sua doação clique aqui, qualquer valor será bem-vindo, muito obrigado!

Últimas