Qual é o papel do cristão na sociedade?

Uma foto do World Trade Center em um dia chuvoso e sombrio em Nova York.

Você já se perguntou o que o apóstolo Paulo estaria fazendo na terra hoje? Diante desses tempos turbulentos e tumultuados que vivemos, você acha que ele se envolveria na política, aliando-se a algum partido? Ou acha que ele estaria lutando pelos direitos dos pobres e necessitados? Ou talvez ele estivesse marchando e protestando pacificamente contra a injustiça social nos muitos lugares onde ela se encontra?

Certamente, todos esses empreendimentos nobres têm seu lugar, mas seriam eles parte de sua agenda do dia-a-dia? Acredito que seja bem possível que ele apareça nesses eventos, mas sua mensagem seria clara. Assim disse aos cristãos de Corinto:

"E eu, irmãos, quando fui ter convosco, não fui com excelência de palavra ou de sabedoria, declarando-vos o testemunho de Deus. Porque decidi nada saber entre vós, a não ser Jesus Cristo, e este crucificado." (1 Coríntios 2: 1-2).

À parte do próprio Cristo, creio que o apóstolo Paulo é o maior exemplo do que um cristão deve ser. Com Paulo, aprendemos como viver para o Senhor e, por meio de muitos exemplos, ele nos mostra nosso lugar na sociedade. O trecho da Escritura acima nos diz, antes de mais nada, qual era o seu batimento cardíaco e o que o motivava a agir.

 
Photo by History in HD on Unsplash

Para Paulo, tudo se resumia a tornar a mensagem da cruz conhecida por todos. Isso porque para Paulo, Cristo era sua vida (Colossenses 3: 4). Ele fez uma declaração quase idêntica em outro trecho:

"Para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro" (Filipenses 1:21).

Paulo também viveu sua vida para Cristo durante os tempos de provação. Ele viveu várias perseguições e os reinados do malvado imperador Calígula, e também o de Cláudio. Ele foi apedrejado e dado como morto, preso várias vezes e espancado diversas. Esta é apenas uma pequena amostra das coisas que ele suportou, e mesmo assim, permaneceu firme.

Dos quase trinta anos de vida cristã de Paulo e das 14 epístolas que ele escreveu (contando com Hebreus) , ele nos mostra exatamente qual é o nosso lugar na sociedade.

 
Photo by Jordan Hibbert on Unsplash

Os Cristãos Devem Orar por Aqueles em Autoridade

"Exorto, então, em primeiro lugar, que petições, orações, intercessões e ações de graças sejam feitas por todas as pessoas - pelos reis e por todos aqueles em autoridade , para que possamos viver uma vida pacífica e tranquila em toda a piedade e santidade. Isso é bom e agrada a Deus, nosso Salvador, que deseja que todas as pessoas sejam salvas e cheguem ao conhecimento da verdade" (1 Timóteo 2: 1-4).

Aqui, vemos muito claramente que não há determinação sobre por quem orar. Não devemos orar por aqueles que nos agradam, ou por aqueles de quem gostamos exclusivamente. Simplesmente diz que devemos orar por todas as pessoas. O comando se estende até mesmo aos que estão no governo, seja em nível nacional ou local. Isso pode ser difícil para alguns, mas é a postura cristã adequada. Tudo o que a Escritura diz que é bom e aceitável, é o que você deseja fazer. O fato de que o governo foi instituído por Deus nos dá outra razão pela qual Seu povo deveria orar por aqueles que têm autoridade.

"Que todos estejam sujeitos às autoridades governantes, pois não há autoridade senão aquela que Deus estabeleceu. As autoridades que existem foram estabelecidas por Deus. Consequentemente, todo aquele que se rebela contra a autoridade está se rebelando contra o que Deus instituiu, e aqueles que o fazem trarão julgamento sobre si mesmos." (Romanos 13: 1-2).

 
Photo by Pontus Wellgraf on Unsplash

O motivo principal pelo qual devemos orar todos os homens são para que possam chegar ao conhecimento do Senhor. Isso se deve ao que o Senhor falou por meio de Paulo em 2 Pedro:

"O Senhor não tarda em cumprir sua promessa, no sentido em que entendem a lentidão. Em vez disso, ele é paciente com você, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento" (2 Pedro 3: 9).

Os cristãos devem brilhar como luzes

"Então, vocês podem se tornar irrepreensíveis e puros, 'filhos de Deus sem falhas em uma geração distorcida e tortuosa.' Então, vocês brilharão entre eles como estrelas no céu ao se apegar firmemente à palavra da vida. E então poderei me gabar no dia de Cristo de que não corri nem trabalhei em vão." (Filipenses 2: 15-16).

 
Photo by Harpal Singh on Unsplash

Aqui Paulo reafirma, por inspiração do Espírito Santo , uma palavra que Jesus falou no livro de Mateus:

"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus" (Mateus 5:16) .

Paulo nos diz que brilhar como luzes significa se agarrar firmemente ao evangelho. Isso significa que, ao proclamá-lo, não devemos permitir que ele escape de nós, e devemos manter sua mensagem pura, não diluindo-a com nada mais; é Jesus mais nada.

"Ninguém que serve como soldado se envolve em assuntos civis, mas tenta agradar ao seu comandante." (2 Timóteo 2: 4).

Quando a Escritura fala de "assuntos civis", fala daquelas coisas que podem não ser pecaminosas em si mesmas, mas podem se tornar. Antes que uma coisa possa se tornar um ídolo, ela deve primeiro te enredar.

 
Photo by Lorenzo Spoleti on Unsplash

Os enredamento são muito sutis porque não parecem ameaçadores de forma alguma. Pode ser algum hobby ou outro passatempo; mas, como um ídolo, se rouba de você o tempo bem gasto com o Senhor de qualquer maneira, torna-se um enredo. A palavra aparece apenas uma vez nas Escrituras e se refere a algo que é tecido ou torcido.

Quando vejo essa palavra, penso em meus fones de ouvido, que carrego no bolso quando saio. Sempre acontece que, quando estou pronto para usá-los, eles parecem estar sempre emaranhados. Enquanto caminho e tento desemaranhá-los, minhas atenções se voltam para eles, e não para o que está ao meu redor e à minha frente. É assim que acontece com os enredamentos; eles desviam nossa atenção do que é mais importante. São distrações e Paulo diz que, por sermos soldados, não devemos permitir que nada nos distraia agradando ao nosso Comandante, o Senhor Jesus Cristo.

Os cristãos devem ser como Cristo é

"Assim se completa o amor entre nós, para que tenhamos confiança no dia do juízo: neste mundo somos como Jesus." (1 João 4:17).

Aqui temos tudo o que precisamos saber. Voltamo-nos para o grande apóstolo João, que nos diz que nosso lugar no mundo e na sociedade é ser como Ele é, segundo ele:

"... porque vivemos como Jesus aqui neste mundo".

Isso é direto ao ponto. Nosso lugar na sociedade é ser como Jesus; para fazer o que Ele faria e dizer o que Ele diria.

 
Photo by Julian Santa Ana on Unsplash

Entendemos que nada disso é feito facilmente, mas porque vivemos diariamente, fortalecidos pelo Seu Espírito e encorajados pelo desejo de agradar Ele e cumprir nosso chamado nesta vida, não podemos apenas encontrar nosso lugar na sociedade, mas também vivê-lo.

Category
Submitted by missionario on Mon, 09/14/2020 - 10:44

iconGostaria de ter mais de um milhão de eBooks para ler onde e quando quiser? O Kindle Unlimited é o que você procura, saiba mais clicando aqui.

iconEscute mais de 60.000.000 de músicas com o Amazon Music Unlimited. Inicie já seu teste grátis.

iconAproveite frete grátis e rápido, filmes, séries, músicas e muito mais por apenas R$ 9,90/mês. Conheça o Amazon Prime.


Atenção: precisamos de sua ajuda para manter o site online! Os custos de desenvolvimento e manutenção são muito elevados pois demanda conhecimento técnico e serviços especializados. Além do esforço de voluntários para manter o site livre de spam e cheio de conteúdo de alta qualidade. Com o seu apoio, podemos continuar buscando melhorias e criando sempre conteúdo digital de qualidade para todos! Suas doações nos ajudam a manter este site online. Para fazer sua doação clique aqui, qualquer valor será bem-vindo, muito obrigado!

Últimas