Existe uma oração de arrependimento?

image

Jesus nos deu um modelo de oração. Esta oração é a única oração que nos foi dada além daquelas como a oração dos pecadores feita pelo homem.

Então Ele disse a eles: Quando vocês orarem, digam: Nosso Pai que está nos céus, Sagrado seja seu nome. Venha o seu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dê-nos o pão de cada dia. E perdoa-nos os nossos pecados, Pois nós também perdoamos a todo aquele que nos deve. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do Maligno (Lucas 11: 2-4).

Mas há várias passagens ao longo da Bíblia onde o arrependimento é mostrado em relação ao capítulo 51 do Salmo (...) Como muitas pessoas na Bíblia, pecamos sabendo que estamos pecando e também, às vezes, não percebendo de forma alguma que estamos pecando. Nosso dever é continuar nos afastando do pecado, mesmo quando isso for como uma batalha.

Apoiando-se na sabedoria de Deus

Nossas orações podem nos encorajar, nos edificar e nos levar ao arrependimento. O pecado nos desencaminha (Tiago 1:14), consome nossas mentes e nos afasta do arrependimento. Todos nós temos a escolha de continuar no pecado. Alguns de nós lutamos todos os dias contra os desejos da carne e nossos desejos pecaminosos.

 
Photo by Zach Lezniewicz on Unsplash

Mas alguns de nós sabem que estamos errando e continuam fazendo isso mesmo assim (Tiago 4:17). Mesmo que nosso Deus ainda seja misericordioso e nos ame o suficiente para nos ajudar a estar no caminho da justiça.

Então, que sabedoria a Bíblia dá para nos ajudar a entender o pecado e seus efeitos?

Bem, a Bíblia está repleta da sabedoria de Deus. Eclesiastes 7 aconselha coisas como não se deixar explodir de raiva ou como ser excessivamente sábio. Mas o que me chamou a atenção neste capítulo está em Eclesiastes 7:20, que diz:

Certamente não há homem justo na terra que faça apenas o bem e nunca peque. Não podemos nos livrar do pecado porque nascemos nele (Salmo 51: 5).

A tentação nunca nos deixará nesta vida, mas Deus nos deu Sua Palavra para contra-atacar. O arrependimento fará parte de nossas vidas enquanto vivermos neste corpo pecaminoso. Essas são as negativas da vida que temos que suportar, mas não temos que permitir que esses pecados dominem nossos corações e mentes.

 
Photo by Lou Daniel on Unsplash

Nossas orações nos levam ao arrependimento quando o Espírito Santo nos revela em relação a que se arrepender. Não existe uma maneira certa ou errada de orar por arrependimento. É por verdadeira convicção e afastamento que mostra que somos sérios. Mesmo se lutarmos.

Um coração inteligente adquire conhecimento, e o ouvido dos sábios busca conhecimento (Provérbios 18:15).

Buscando apoio na graça de Deus

Em Romanos 7, a Bíblia diz que não estamos mais sujeitos à lei, embora a lei ela mesma ainda nos serve em sabedoria de Deus. Jesus morreu por nossos pecados, e por esse sacrifício, a graça foi dada a nós. Mas há um propósito para a lei, pois nos revelou quais são os nossos pecados (Romanos 7: 7-13).

Porque Deus é santo e sem pecado, Ele deseja que continuemos a nos arrepender e fugir dos pecados. Romanos 7: 14-17 afirma:

Portanto, o problema não é com a lei, pois ela é espiritual e boa. O problema está comigo, pois sou muito humano, um escravo do pecado. Eu realmente não me entendo, pois quero fazer o que é certo, mas não o faço. Em vez disso, faço o que odeio. Mas se eu sei que o que estou fazendo é errado, isso mostra que concordo que a lei é boa. Então, não sou eu que estou fazendo errado; é o pecado que vive em mim que faz isso.

 
Photo by Klara Kulikova on Unsplash

O pecado nos faz cometer erros, mas Deus nos deu autocontrole e Sua sabedoria de Sua Palavra para nos afastarmos. Não podemos desculpar nosso próprio pecado, mas pela graça de Deus, somos salvos. Porque o pecado não terá domínio sobre vós, visto que não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça (Romanos 6:14).

Mas agora a justiça de Deus foi manifestada à parte da lei, embora o A lei e os profetas dão testemunho disso - a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que creem. Pois não há distinção: porque todos pecaram e carecem da glória de Deus, e são justificados pela sua graça como um dom, pela redenção que está em Cristo Jesus, a quem Deus apresentou como propiciação pelo seu sangue, para ser recebido pela fé. Isso era para mostrar a justiça de Deus, porque em sua tolerância divina ele havia deixado de lado os pecados anteriores. Era para mostrar a sua justiça no tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus (Romanos 3: 21-27).

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (1 João 1: 9).

No grande esquema das coisas, sempre estaremos condenados ao pecado e ao arrependimento . Nossas orações de arrependimento devem vir de nossos corações e do Espírito Santo dentro de nós. O Espírito Santo irá guiá-lo enquanto você está orando arrependimento e em todas as orações.

 
Photo by Jake Noren on Unsplash

Suas orações não precisam ser perfeitas, nem precisam ser guiadas pela condenação da culpa e da vergonha. Confie em Deus em todas as coisas em sua vida. Viva sua vida. Mas viva em sua busca pela retidão e uma vida santa conforme Deus está nos chamando.

Uma oração para concluir

Deus, nós te amamos de todo nosso coração. Sabemos que o pecado e seus desejos sempre nos afastarão da justiça. Mas eu oro para que tenhamos atenção à convicção que você nos dá por meio da oração e do arrependimento, conforme o Espírito Santo nos guia.

Obrigado, Senhor Jesus, por aceitar o sacrifício que nunca poderíamos fazer em nossos corpos terrestres pecaminosos. É nesse sacrifício que esperamos e temos fé que em breve nos livraremos do pecado, ao entrarmos em nossos novos corpos como o Senhor, Pai, nos prometeu. Em nome de Jesus, Amém.

 
Photo by Kevia Tan on Unsplash
Category
Submitted by missionario on Thu, 09/10/2020 - 09:15

iconGostaria de ter mais de um milhão de eBooks para ler onde e quando quiser? O Kindle Unlimited é o que você procura, saiba mais clicando aqui.

iconEscute mais de 60.000.000 de músicas com o Amazon Music Unlimited. Inicie já seu teste grátis.

iconAproveite frete grátis e rápido, filmes, séries, músicas e muito mais por apenas R$ 9,90/mês. Conheça o Amazon Prime.


Atenção: precisamos de sua ajuda para manter o site online! Os custos de desenvolvimento e manutenção são muito elevados pois demanda conhecimento técnico e serviços especializados. Além do esforço de voluntários para manter o site livre de spam e cheio de conteúdo de alta qualidade. Com o seu apoio, podemos continuar buscando melhorias e criando sempre conteúdo digital de qualidade para todos! Suas doações nos ajudam a manter este site online. Para fazer sua doação clique aqui, qualquer valor será bem-vindo, muito obrigado!

Últimas