A Bíblia e sua relação com a verdade de Jesus Cristo

Parte da placa de Proibido Ciclismo na praia de Southbourne Beach.

Uma das histórias mais interessantes de 2008 envolveu o laboratório CERN fora de Genebra, Suíça. Na quarta-feira, 10 de setembro de 2008, os cientistas ligaram o Large Hadron Collider, um experimento de oito bilhões de dólares, projetado para ver o que acontece quando os prótons colidem uns com os outros em velocidades ridiculamente rápidas. "Agora podemos esperar", disse o diretor do projeto, "uma nova era de compreensão sobre as origens e a evolução do universo." Os cristãos podem e devem ficar entusiasmados com esse tipo de pesquisa. Nosso conhecimento da realidade, entretanto, não se limita ao que a ciência pode provar.

Os cristãos acreditam que Deus falou (o que presume, é claro, um Deus que pode falar!). Como o apóstolo Paulo escreveu a Timóteo:

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, repreender, corrigir e educar na justiça, para que o homem de Deus esteja perfeitamente equipado para toda boa obra" (2 Timóteo 3:16 )

Se este texto não for verdadeiro - se a Escritura não for inspirada por Deus - o evangelho, a igreja e o próprio cristianismo são todos apenas fumaça e espelhos - uma miragem que desaparece após uma inspeção mais detalhada. A confiança na Bíblia como a Palavra de Deus é essencial para o Cristianismo.

A cosmovisão cristã pressupõe e requer uma palavra inspirada - a Bíblia. A Bíblia é a revelação de Deus, “a auto-revelação de Deus pela qual Ele torna conhecida a verdade sobre Si mesmo, Seus propósitos, Seus planos e Sua vontade que não poderiam ser conhecidos de outra forma”. Considere como seu relacionamento com outra pessoa muda drasticamente quando a outra pessoa está disposta a se abrir - um conhecido casual torna-se um amigo próximo. Da mesma forma, nosso relacionamento com Deus é baseado no princípio de que Deus escolheu se revelar a nós.

 
Photo by Nick Fewings on  Unsplash

Tudo isso parece bom, mas por que alguém deveria acreditar que o que a Bíblia tem a dizer é verdade? A crença na historicidade dos textos bíblicos não é semelhante à fé de que Zeus reinou do Monte Olimpo? Esta é uma pergunta importante que merece uma resposta clara daqueles que levam o nome de "cristão". Por que acreditamos na Bíblia? Existem muitas razões. Aqui estão algumas.

Primeiro, devemos acreditar na Bíblia porque Cristo acreditou na Bíblia.

Tal raciocínio pode soar tortuoso ou circular. Não é. Como o teólogo britânico John Wenham argumentou, o Cristianismo está enraizado antes de mais nada na fé em uma pessoa: "Até agora, os cristãos que não estavam cientes do status da Bíblia foram pegos em um círculo vicioso: qualquer doutrina satisfatória da Bíblia deve ser baseada sobre o ensino da Bíblia, mas o ensino da Bíblia em si é suspeito. A saída para o dilema é reconhecer que a fé na Bíblia vem da fé em Cristo, e não vice-versa. " Em outras palavras, a confiança na Bíblia se baseia na confiança em Cristo. Cristo é quem Ele disse que era? Ele é apenas um grande homem ou é o Senhor? A Bíblia pode não provar a você que Jesus Cristo é o Senhor, mas o senhorio de Cristo provará a você que a Bíblia é a própria palavra de Deus. Isso porque Cristo falava regularmente sobre a autoridade do Antigo Testamento (ver Marcos 9). Ele reivindicou autoridade para o Seu próprio ensino, dizendo: "Eu te digo" (ver Mateus 5). Jesus até ensinou que o ensino de Seus discípulos teria autoridade divina (ver João 14:26). Se Jesus Cristo é confiável, então suas palavras sobre a autoridade da Bíblia também devem ser confiáveis. Cristo é confiável e confiou na Palavra de Deus. Nós também devemos. Sem fé em Cristo, você não vai acreditar que a Bíblia é a auto-revelação de Deus. Com fé em Cristo, você não pode deixar de acreditar que a Bíblia é a Palavra de Deus.

 
Photo by Bekky Bekks on  Unsplash

Em segundo lugar, devemos acreditar na Bíblia porque ela explica com precisão e muda poderosamente nossas vidas.

Como isso pode explicar nossas vidas? A Bíblia dá sentido ao sentimento universal de culpa, ao anseio universal por esperança, à realidade da vergonha, à presença da fé e ao exercício do auto-sacrifício. Essas categorias aparecem em grande escala na Bíblia e são óbvias - em diferentes graus - em nossa própria vida. E o bem e o mal? Alguns podem tentar negar sua existência, mas a Bíblia explica melhor o que todos nós experimentamos - a presença do bem (o reflexo de um Deus santo e perfeito) e a presença do mal (os resultados esperados de uma criação decaída e corrupta).

Considere também como a Bíblia muda poderosamente nossas vidas. O filósofo Paul Helm escreveu:

"Deus [e Sua Palavra] são provados por ouvi-Lo e obedecê-lo e descobrir que Ele é tão bom quanto Sua Palavra".

Nossas próprias vidas se tornam evidência da confiabilidade da Bíblia. A vida do cristão deve ser uma evidência da veracidade da Bíblia. O salmista nos exortou a "provar e ver que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia" (Salmo 34: 8). Quando experimentamos Deus, quando nos refugiamos Nele, Suas palavras são provadas ser um padrão confiável. Como o capitão de um navio dos tempos antigos que confiava em seu mapa para levá-lo ao seu destino final, o cristão confia na Palavra de Deus como um guia infalível, porque o cristão vê aonde ela o levou. Don Carson fez uma afirmação semelhante quando descreveu o que atraiu pela primeira vez um amigo seu à Bíblia: "sua primeira atração pela Bíblia e por Cristo foi motivada em parte pela curiosidade intelectual, mas mais particularmente pela qualidade de vida de alguns estudantes cristãos ele sabia. O sal não havia perdido o sabor; a luz ainda brilhava. " Uma vida mudada é evidência de uma palavra verdadeira.

Se isso for verdade, o que devemos fazer? As primeiras coisas primeiro: louve a Deus - Ele não permaneceu em silêncio. Deus não tinha obrigação de falar; ainda assim Ele fez. Ele rompeu o silêncio e se deu a conhecer. O fato de que alguns gostariam que Deus se revelasse de maneira diferente ou mais não muda o fato de que Deus se revelou como quis. Em segundo lugar, porque Deus falou, devemos nos esforçar para conhecê-Lo com a paixão de um jovem que busca uma jovem. Esse jovem quer conhecê-la mais e melhor. Ele quer que ela fale e, quando o faz, ele absorve cada palavra. Devemos desejar conhecer a Deus com zelo semelhante, juvenil e até apaixonado. Leia a Bíblia, conheça a Deus.

Em breve teremos o Ano Novo, então considere um programa de leitura da Bíblia como um Calendário de Leituras Diárias. Ele o levará através do Novo Testamento e dos Salmos duas vezes e o restante do Antigo Testamento uma vez. Finalmente, procure evidências da veracidade da Bíblia em sua própria vida. Não cometa erros; a verdade da Bíblia não depende de você. No entanto, sua vida dá evidência da confiabilidade das Escrituras. Se o seu dia fosse registrado, alguém estaria mais ou menos convencido da verdade das Escrituras? Os cristãos em Corinto foram a carta de recomendação de Paulo. Se as pessoas se perguntassem se deveriam confiar em Paulo, bastavam olhar para as pessoas a quem Paulo ministrava. Suas vidas deram evidência da verdade das palavras de Paulo. O mesmo é verdade conosco.

Devemos ser a carta de recomendação da Bíblia (2 Coríntios 14:26). Isso requer um exame sincero (e talvez doloroso) de nossas próprias vidas. Podemos descobrir maneiras de ignorar a Palavra de Deus. A vida do cristão, embora imperfeita, deve refletir exatamente o oposto. Ao examinarmos nossas próprias vidas, devemos encontrar evidências convincentes de que Deus falou e Sua Palavra é verdadeira.

Category
Submitted by missionario on Wed, 10/21/2020 - 21:45

iconGostaria de ter mais de um milhão de eBooks para ler onde e quando quiser? O Kindle Unlimited é o que você procura, saiba mais clicando aqui.

iconEscute mais de 60.000.000 de músicas com o Amazon Music Unlimited. Inicie já seu teste grátis.

iconAproveite frete grátis e rápido, filmes, séries, músicas e muito mais por apenas R$ 9,90/mês. Conheça o Amazon Prime.


Atenção: precisamos de sua ajuda para manter o site online! Os custos de desenvolvimento e manutenção são muito elevados pois demanda conhecimento técnico e serviços especializados. Além do esforço de voluntários para manter o site livre de spam e cheio de conteúdo de alta qualidade. Com o seu apoio, podemos continuar buscando melhorias e criando sempre conteúdo digital de qualidade para todos! Suas doações nos ajudam a manter este site online. Para fazer sua doação clique aqui, qualquer valor será bem-vindo, muito obrigado!

Últimas